sexta-feira, 22 de julho de 2011

Left 4 Dead


Nome:Left 4 Dead
Ano:2008
Faixa Etária:Mature 17+
Plataformas:PC,Xbox 360,PS3

                               História do Jogo


Left 4 Dead
 começa na Pensilvânia, após um surto de um vírus letal conhecido apenas como Green Flu, um vírus altamente transmissível que se manifesta no indviduo contaminado com extrema agressão, com um aumento maciço de violência e com a perda de muitas das funções cerebrais superiores da sua vítima.
Duas semanas após a infecção da primeira pessoa, quatro sobreviventes imunes ao vírus (a estudante Zoey, o veterano de guerra Bill, o motoqueiro Francis e o empresário Louis) tentam manterem-se vivos enquanto atravessam a cidade de Fairfield, quando acabam por descobrir que o vírus está criando novas e ainda mais perigosas mutações. Enquanto conseguem escapar com vida destas inúmeras ameaças, o grupo é alertado por um helicóptero que sobrevoava a área sobre um ponto de evacuação sendo improvisado no heliponto do Hospital Mercy. Cruzando a cidade e enfrentando hordas de infectados, do metrô ao sistema de esgotos, os sobreviventes finalmente conseguem serem resgatados no telhado do hospital, sendo levados pelo helicóptero que outrora era de uso de um jornal televisivo.
O piloto deste, porém, está infectado pelo vírus e prestes a sucumbir à ele, fato que só é notado pelos exasperados sobreviventes quando em pleno ar o vírus finalmente domina o cérebro de sua vítima e o piloto avança violentamente contra Zoey, que havia tomado o assento de co-piloto. A garota no entanto, consegue atirar no infectado fazendo com que a aeronave, que agora está desestabilizada e em rota de queda. O helicóptero eventualmente cai em um distrito industrial fora da cidade.
Com todos escapando milagrosamente apenas com escoriações superficiais, eles partem a explorar o lugar, com isto descobrindo um caminhão de entregas abandonado que havia sido própriamente reforçado (provávelmente por outros sobreviventes). O grupo decide usar o veículo-tanque para escaparem da região de Riverside, e iniciam viagem à bordo deste. Contudo a viagem encontra um entrave ao descobrirem que as estradas para a próxima cidade estavam completamente bloqueadas, impedindo o pesado e volumoso veículo de prosseguir. O grupo vê-se obrigado a abandonar a segurança do blindado e continuarem o caminho a pé. Após alguns acontecimentos - entre eles, um homem mentalmente perturbado e já infectado, através do qual descobrem que a cidade havia sido invadida - os sobreviventes entendem que fugir por terra tornou-se praticamente impossível, e vêem-se obrigados a formularem novo plano. Decidem então que o melhor lugar por onde poderiam esperar por resgate era pelo rio que ladeia a cidade, e prosseguem para um cais próximo. Os sobreviventes conseguem estabelecer contato com um casal, donos de uma embarcação de pesca, que consegue chegar até eles enquanto o grupo enfrenta inúmeros infectados ferozes. Já a bordo do pequeno barco, os amigos tentam descansar enquanto descem pelo rio em direção a próxima cidade. Porém, quando chegam à Newburg, avistam nas margens uma numerosa horda de infectados, todos chocantemente ardendo entre chamas e perdidos em êxtase fanático.
Procurando abrigo em uma grande estufa, seu descanso é interrompido quando um avião militar passa, levando os sobreviventes a viajarem através do distrito industrial da cidade para o Aeroporto Internacional Metro. Ao chegarem no local o grupo fica chocado ao ver que, em uma tentativa de conter a infecção, os militares bombardearam o aeroporto e a pista, porém, a pista está em grande parte intacta, permitindo que os sobreviventes abasteçam e fujam em um avião C-130.
Apesar deste aparente resgate, os sobreviventes, mais uma vez se encontram sozinhos na periferia da Floresta Nacional de Allegheny. Após caminharem por uma série de trilhos de trem através da área, o grupo encontram um posto militar em funcionamento, mas o abandonam. Depois de responder a uma transmissão de rádio, os sobreviventes mais uma vez batalham contra hordas de infectados, antes de um APC militar chega para transportá-los para uma Zona de Segurança localizada a Nordeste, supostamente o único local na área que ainda não foi invadido por infectados.
Depois, em vez de serem levado para a Zona de Segurança Echo, os sobreviventes são levados para uma base militar em Millhaven com ordens de capturar o teste "Tango Mikes" que é como os militares se refere a eles. Eles são informados de que são portadores do vírus e, embora sem sintomas físicos, eles ainda podem infectar outras pessoas. Um alarme soa por um tenente e os sobreviventes são guiados por um comboio de militares que os ajudam a fugir útil. Seus novos amigos são, infelizmente, deixados para morrer por um sobrevivente mais velho que recusa-se a comprometer os seus companheiros sobreviventes, deixando-lhes a deriva.
Os sobrevivente pegam um trem, que tempos depois pára em RayfordGeorgia, uma cidade situada não muito longe de Atlanta. Suas disputas são postas de lado por enquanto, o grupo começa à procurar por um barco para levá-los para Florida Keys, onde acreditam que não estár infectado. A jornada os leva a um veleiro bloqueado por uma ponte levadiça. Os sobreviventes tem trabalho para colocar a ponte levantada para que eles possam aguardar a horda, em seguida, descer, pegar o barco e ir embora, no entanto, os geradores de elevação da ponte param de funcionar a meio caminho do topo. O mais velho dos sobreviventes decide então se arriscar para salvar os outros companheiros e levá-los de forma segura. Ele pula da ponte e volta para o gerador para reinicia-lo, mas antes que ele possa voltar ao barco, é atacado por três Tanks e mortalmente ferido.
Para se certificar de seu sacrifício não foi em vão, os três sobreviventes partem para Florida Keys, mas só depois de ajudar outros quatro sobreviventes, baixando a ponte para deixá-los em seu caminho de Nova Orleans.[carece de fontes]

[editar]Jogabilidade

[editar]Definições e níveis

São quatro cenários e, em cada, cinco mapas ou "atos" no primeiro lançamento de Left 4 Dead.[5] Esses cenários variam de áreas urbanas à áreas indústrias e rurais, contando com plantações de milho, hospitais, aeroportos, e até mesmo em uma reserva florestal úmida e sombria. Os quatro jogadores terão o controle dos quatro personagens principais do jogo, "Os Sobreviventes". Estes irão passar pelos níveis lutando contra os infectados, que se tratam apenas de humanos infectados com uma fórmula mutante. O objetivo dos quatro atos de cada cenário é fugir de abrigo em abrigo, indicado por grafites na parede e uma porta de incêndio vermelha, onde o jogo poderá ser salvo e para aqueles que morrerem voltar ao ponto de partida.[6] O quinto ato será resistir a uma grande horda de infectados até aparecer um meio de escape possível, podendo ser um carro, tal como um helicóptero e etc.[5] Cada cenário durará entre 45 e 75 minutos.[carece de fontes]

[editar]Dano, mortes e checkPoints

Os sobreviventes não morrerão instantaneamente devido ao dano, eles cairão primeiro, mas poderão continuar atirando (apénas com as armas secundárias) com suas armas até que sejam ajudados por outro sobrevivente; caso contrário sangrarão até morrerem. Os sobreviventes podem cair num máximo de três vezes, depois de cada morte. O movimento e a velocidade são afetados pelos ferimentos e ao prolongar das dores que faz com que os feridos caiam até que seja administrado curativo ou tomando medicamentos para as dores. Os pontos de partida, "checkpoints", ajudam fazendo-o renascer perto de onde se morreu. Sempre que um sobrevivente atingir um checkpoint os outros irão aparecer por perto ou, no pior dos casos, em armadilhas. Em Left 4 Dead a tradicional opção de "friendly fire" não poderá ser desativada. Mas, quanto menos vida um membro de equipe tiver, menor será o dano causado pelo "fogo amigo".

[editar]Jogando com os infectados

Quatro jogadores adicionais podem controlar as evoluções dos infectados, cada uma com habilidades únicas, podendo jogar junto com os infectados comuns controlados pela inteligência artificial. Apenas um Boomer, um Smoker e dois Hunters são permitidos de cada vez, os jogadores terão de escolher o infectado e esperar até que ele renasça. Os jogadores poderão controlar também o Tank , mas só estará disponível algumas vezes durante cada cenário e com um determinado limite de tempo. Um alerta especial será dado aos jogadores quando a opção de escolher o Tank estiver disponível. Os zumbis têm a habilidade de ver os sobreviventes através de paredes até uma certa distância, quando algum sobrevivente estiver correndo, com a lanterna ligada ou falando poderá atrair a atenção deles. Os zumbis podem também enxergar no escuro, ao contrário dos sobreviventes que dependem da lanterna. Se o jogador escolher jogar como infectado e morrer, levará mais ou menos 20 segundos para retornar ao jogo. O jogador pode escolher o lugar onde "renascerá". Através dos níveis, apenas os infectados conseguem ver certos símbolos específicos para escalar edifícios, muros, cercas, colunas, etc. Estes edifícios podem ser usados pelos infectados para criar emboscadas, especialmente devido à sua imunidade quanto a quedas.[5]. A Witch não é permitida ser controlada pelos jogadores, sendo denominada pela Valve como "PVD" (Potentially very dangerous).

[editar]Coordenação e comunicação na equipe

Os sobreviventes podem comunicar-se entre si através de comandos automáticos pelos menus rápidos de voz. O jogador acaba fazendo um certo barulho quando executa certas ações como carregar as armas ou usar a luneta. Cerca de 1000 linhas únicas foram gravadas para cada sobrevivente.[5]
A versão para Xbox 360 retirou a opção dos comandos rápidos de voz a favor do uso do HeadSet. Os sobreviventes também podem se verem através das paredes com linhas contornantes fluorescentes para tornar fácil os encontros entre si.

[editar]Xbox: versão de instalação

Existem inúmeras maneiras de jogar Left 4 Dead no Xbox 360. Os utilizadores do Xbox live vão poder utilizar entre cooperação de 2-4 jogadores no modo single e para o estilo death match online cenários do tipo 2-8 jogadores. O jogo suporta também split screen e system link features. Utilizadores do Xbox sem o Xbox Live podem também jogar em cenários ou o multiplayer death match.[7]

[editar]Inteligência Artificial

IA de Left 4 Dead permite que o jogo seja jogado por pouco menos de quatro jogadores, tornando outros sobreviventes em NPC's, bots que irão seguir os outros sobreviventes controlados pelos jogadores. Os zumbies-mutantes irão também ser jogados pela inteligência artificial, se tiverem menos de quatro jogadores na equipa infectada. A IA de Left 4 Dead é aclamada por ser a mais convincente para que o jogador não distingua o bots do jogador real, dando a parecer um jogo completamente cooperativo entre rede.[8]

[editar]O director

A IA tem uma característica bastante importante no seu sistema dinâmico de drama, tornando-o fácil e difícil é chamado "o director". Em vez spawn points fixos para os inimigos e aliados, a IA director coloca-os aleatoriamente em diferentes posições, criando uma nova experiência em cada round, que permitirá também balançar os momentos de acção e de intensa calma.[5] Quando a IA Director sentir que os jogadores estão a enfrentar períodos lutas particularmente intensas ela vai descer o grau de dificuldade e depois de uma luta de acção suficiente o director irá mandar mais inimigos para aumentar o drama outra vez.

[editar]Sistema de privilégios

Left 4 Dead inclui também no Steam um sistema de arquivos, que gravará as proezas dos jogadores, realizações e feitos. Haverá também diferentes privilégios para ambas "equipes" de jogo:

[editar]Os sobreviventes

Os sobreviventes receberão méritos na conclusão de cada cenário por acabar o cenário sem utilizar curativos, itens ou até mesmo a lanterna, ajudarem-se uns aos outros quando estão em apuros ou ajudarem particularmente a salvar um membro de equipa de uma emboscada.
Os sobreviventes perdem méritos por cometerem erros de jogabilidade interna, tais como disparar num membro de equipe, matar um boomer perto dum aliado, andarem a fazer friendly fire propositadamente causando a morte instantânea do membro de equipe sem dar descanso aos restantes membros de equipe.

[editar]Os infectados

Os infectados receberão méritos na conclusão de cada cenário por acabar o mapa matando maior número de sobreviventes possíveis através das suas habilidades especiais ou por realizarem emboscadas em equipe, causando a morte através do susto e pânico.
Os infectados perdem méritos por afetarem os próprios membros de equipe, ou matando-os ou por andarem sempre a provocar dano-aliado ou propositadamente ajudarem os sobreviventes a ganhar.

[editar]Os sobreviventes

Existem quatro jogadores humanos no jogo, em que cada um é diferente e têm aparências diferentes para tornar fácil uma rapida identificação de cada um. Cada jogador é atribuído aleatoriamente a uma personagem quando se juntam a um server e cada jogador tem as mesmas habilidades e pode usar as mesmas armas.[5]
  • Louis
Um personagem marcante por conversar bastante durante o jogo e esta sempre disposto a ajudar no que for possível. Antes da infecção trabalhava como vendedor de peças eletrônicas.
  • Francis
Um motociclista coberto de tatuagens com personalidade forte e sempre disposto a defender os companheiros.
Filha adolescente de uma família rica. A dubladora de Zoey é a artista Alésia Glidewell, a personagem "Chell" do jogo Portal também da Valve.[9][10]
  • Bill
Um veterano da Guerra do Vietnã com habilidades de combate que o ajudaram a manter-se vivo, é também o mais velho dos sobreviventes. Em Left 4 Dead 2, ele é morto na campanha "The Passing"
Ao todo são apenas quatro personagens jogáveis, que vão aparecendo enquanto passas a campanha com o objectivo de te ajudarem a escapar. Este jogo é de cooperação e está programado de forma a que só se consiga jogar em equipa favorecendo a oportunidade de sobrevivência, de ambas equipas.

[editar]Armas

As armas principais no Left 4 Dead estão divididas em dois tiers. O primeiro está disponível para todos quando o cenário começa. As armas no segundo tier podem ser encontradas ao longo do mapa e no final do cenário, logo antes da luta final. Quando em perigo, todas as armas, até mesmo os pacotes médicos podem ser usadas para "empurrar" os adversários em combate de curta distância. Estes empurrões de armas fazem danos minoritários mas podem matar com um toque desde que seja executado quando um infectado se encontra desprevenido ou a atacar um sobrevivente. As armas foram feitas para se assemelhar aquelas do Counter Strike: Source, mas com um recoil melhorado.
Armas Primárias (Primeiro Tier)
Cada sobrevivente tem a escolha de começar com uma de cada arma, mas eles podem trocar ou apanhar munições nos checkpoints.
  • Pump ShotGun - Faz danos pesados a um ou mais inimigos de uma só vez. Suporta até 8balas de chumbo e pode-se usar em re-load sem ter que estar complemente re-carregada.
  • Uzi - Faz danos leves e progressivos. Suporta cerca de 50 cartuchos e tem boa exactidão em disparo de média distância.
Armas Primárias (Segundo Tier)
Cada sobrevivente tem a possibilidade de poder trocar as armas do seu primeiro tier por umas do segundo a partir do novo checkpoint.
  • M16 Rifle - No jogo pode ser vista como a mais poderosa e mais exata.
  • Ruger Mini-14 esta rifle semi-automática é extremamente poderosa, possuindo uma mira-telescópica que lhe garante a melhor exactidão possível, sendo ainda suavemente boa sem necessitar obrigatoriamente da mira activada.
  • Benelli M4 Super 90 - Shotgun semi-automática que no jogo pode ser vista como a versão mais poderosa a seguir da shotgun normal, não requerendo de uma boa limpeza a fundo após cada disparo.
Armas Secundárias
Cada sobrevivente começa com uma arma de mão, e eles podem re-trocar nos checkpoint's.
  • Pistolas - aparentemente Colt M1911 calibre .45, são usadas principalmente como armas da sustentação ou de emergência. Se uma segunda pistola de mão for encontrada, podem ser usadas fazendo duplo-dual-wielded (Pistolas Duplas). Quando um sobrevivente é abatido a única arma que o pode salvar é a de mão, mas a exactidão é extremamente diminuída neste estado como é de esperar. Nas novas antevisões do jogo, verificou-se que as pistolas têm re-carregamentos infinitos, após o gasto de 15 munições.
Armas Terciárias
Cada sobrevivente tem à escolha um Cocktail Molotov ou uma Pipe Bomb.
  • Cocktail Molotov - Queima tudo o que atinge, parecendo criar tochas de fogo na superfície e mata grande parte dos zumbis que entram em contacto com o fogo.
  • Pipe Bomb - extremamente poderosa e perigosa devido ao tamanho da explosão e de ser capaz de aniquilar todos por perto, alem de emitir um bipe que chama a atenção de todos os zumbis por perto.
  • Outras Armas
Durante certas fases do jogo a equipe terá á disposição uma metralhadora. Onde normalmente você encontra nas partes onde tem hordas de zumbis ou Tanks.

[editar]Os infectados

Os zumbis de Left 4 Dead são basicamente os rivais dos humanos, e eles são por parte inspirados pelas hordas do filme Extermínio de2002,[11] com aspectos especiais, associados às do filme Night of the Living Dead e Half-Life, são rápidos, podem saltar objetos, subir e pular muros criando um tipo de inimigo formidável. Eles vão eventualmente acabar por morrer quando muito baleados pelos jogadores, significando que eles podem também recuparerem-se de um tiro boa facilidade. Em pequenas quantidades como 5 ou 7 são faceis de se eliminar mas em grande número são difíceis de controlar. Além disto, existem cinco bosses mutantes cada um com a sua habilidade especial que são bem mais poderosos que a horda normal:
  • Boomer
Um zumbi obeso enorme e mutante que consegue projetar um jato vomito contra os sobreviventes, cegando-os podendo ainda atiçar a horda de zombis das redondezas para os matar. Quando os Boomers morrem eles explodem catastroficamente, libertando um enorme monte de dor (gore) e líquido (víscera), isto também atrairá NPC's infectados e humanos para a área. Os Boomer's são como bombas podem-se mandar dos prédios atingindo o grupo de sobreviventes, e uma vez que isso acontece impactam nas ruas, "estalando" e explodindo como explicado acima, esta habilidade pode servir como método eficaz para as emboscadas dos sobreviventes. Com as novas mudanças na jogabilidade, o Boomer já não provocará dano quando detonado por qualquer arma de fogo ou por se mandar dos prédios, mas conseguirá atrair numerosas hordas áqueles sobreviventes menos cooperativos.
  • Hunter
Um zumbi ágil que consegue escalar paredes e dar grandes saltos para os telhados, similiar aos Zombis do filme Extermínio e Half-Life 2'sFast Zombie. Se o Hunter se baixar por um certo tempo, uma barra energética será preenchido e poderá significar a melhor altura para usar o seu ataque mais poderoso (isto foi escolhido em vez de se tornar invisível uma vez que quando agarrado á parede perde a sua mobilidade o que lhe tira uso do seu poder, tornando-se invisível, e depois saltando). Pode saltar para cima de um sobrevivente, trazendo-o ao chão e golpeando-o com as unhas, rendendo a víctima mais fraca e menos poderosa até ser morto por um membro da equipa adversária ou retirado de série. É extremamente fraco, só consegue suster armas de fogo leves, e é o único que se consegue curar lentamente.
  • Smoker
Um zumbi com uma grande língua-chicote que consegue agarrar um sobrevivente a longa distância. A sua habilidade especial é estrangular os sobreviventes, com a sua língua orgânica, quando se encontra nos telhados. Similar ao Barnacle da série Half-Life's, ou Resident Evil'sLicker. Quando em perigo, pode deixar uma densa fumaça preta, distorcendo a visão dos sobreviventes.
  • Tank
Um enorme zumbi musculado capaz de atirar enormes objetos tais como carros ou itens concretos do mapa. A sua velocidade é lenta devido ao seu peso e força. Para prevenir o tank de parar ou andar longe dos sobreviventes um temporizador aparecerá e quando ficar preenchido, o tank tornar-se-á incontrolável e passará a fazer tremores de terra, saltando e até mesmo atirando coisas tornando assim mais vulnerável para os sobreviventes o localizarem. O Tank é o mais resistente de todos os bosses e consegue aguentar-se bem durante os tiroteios provocando imensos danos.
  • Witch
A única zumbi mutante que não está disponível aos jogadores reais de a controlarem. São passivas até serem descobertas, e reagem mal á hostilidade, luz directa, contacto físico, e tiros na vizinhança. Pode incapacitar (até mesmo matar, no modo Expert/Realism) um jogador com um só golpe! Tem aspecto de um zombie regular, e pode ser ouvida a chorar para dar chance de os jogadores a atacarem ou fugirem. No modo versus existem zombies controlados por jogadores que dão socos na Witch sabendo que tem um sobrevivente que vai ter que passar por onde a Witch estiver, pois dão socos para ela se levantar com raiva, olhando os lados, esse sobrevivente é visto pela Witch, qual ela vai querer atacar.

[editar]Gráficos

[editar]Motor Source

"Em complemento dos novos dados, características e estatísticas, nós estamos também a trabalhar para que a valve inclua suporte de processadores multi-core. Nós adicionamos animação baseada-em-physics no Source para coisas tais como o Boomer cheio de sangue na sua barriga mórbida e flexível, cabelo flexível ao movimento natural e partes flexíveis do vestuário. Nós também estamos a trabalhar com um sistema novo de partículas que vem para o source fazer efeitos realçados. E isto é apenas o que vem para o primeiro lançamento." - Valve's Michael Booth.
Left 4 Dead tira vantagem do suporte multicore de várias maneiras (não só apenas do sistema de partículas). O novo "Extenso HDR", alta precisão mais os pontos de flutuação calculados usados nas placas gráficas de ultima geração também estarão disponíveis em Left 4 Dead.[12]

[editar]GUI

[editar]HUD

HUD do jogo permite aos jogadores verem quanta vida têm, munições, e equipamento que lhes falta. Os jogadores poderão também ver o nome dos jogadores de equipa, a imagem do jogador, a quantidade de vida, equipamento de cada, e quando eles se encontram em perigo, afogar, ou a morrer.

[editar]Consciência

O jogo mostra características de corpo que fará possível a visualização do seu próprio corpo quando olham para baixo, coisa que no departamento anterior da valve não se permitia colocar em possibilidade nos jogos, apenas viam o chão, mas no Left 4 Dead poderás ver pouco mais que as pernas e outras partes tais como os braços e ancas.[13]
Left 4 Dead começa na Pensilvânia, após um surto de um vírus letal conhecido apenas como Green Flu, um vírus altamente transmissível que se manifesta no indviduo contaminado com extrema agressão, com um aumento maciço de violência e com a perda de muitas das funções cerebrais superiores da sua vítima.
Duas semanas após a infecção da primeira pessoa, quatro sobreviventes imunes ao vírus (a estudante Zoey, o veterano de guerra Bill, o motoqueiro Francis e o empresário Louis) tentam manterem-se vivos enquanto atravessam a cidade de Fairfield, quando acabam por descobrir que o vírus está criando novas e ainda mais perigosas mutações. Enquanto conseguem escapar com vida destas inúmeras ameaças, o grupo é alertado por um helicóptero que sobrevoava a área sobre um ponto de evacuação sendo improvisado no heliponto do Hospital Mercy. Cruzando a cidade e enfrentando hordas de infectados, do metrô ao sistema de esgotos, os sobreviventes finalmente conseguem serem resgatados no telhado do hospital, sendo levados pelo helicóptero que outrora era de uso de um jornal televisivo.
O piloto deste, porém, está infectado pelo vírus e prestes a sucumbir à ele, fato que só é notado pelos exasperados sobreviventes quando em pleno ar o vírus finalmente domina o cérebro de sua vítima e o piloto avança violentamente contra Zoey, que havia tomado o assento de co-piloto. A garota no entanto, consegue atirar no infectado fazendo com que a aeronave, que agora está desestabilizada e em rota de queda. O helicóptero eventualmente cai em um distrito industrial fora da cidade.
Com todos escapando milagrosamente apenas com escoriações superficiais, eles partem a explorar o lugar, com isto descobrindo um caminhão de entregas abandonado que havia sido própriamente reforçado (provávelmente por outros sobreviventes). O grupo decide usar o veículo-tanque para escaparem da região de Riverside, e iniciam viagem à bordo deste. Contudo a viagem encontra um entrave ao descobrirem que as estradas para a próxima cidade estavam completamente bloqueadas, impedindo o pesado e volumoso veículo de prosseguir. O grupo vê-se obrigado a abandonar a segurança do blindado e continuarem o caminho a pé. Após alguns acontecimentos - entre eles, um homem mentalmente perturbado e já infectado, através do qual descobrem que a cidade havia sido invadida - os sobreviventes entendem que fugir por terra tornou-se praticamente impossível, e vêem-se obrigados a formularem novo plano. Decidem então que o melhor lugar por onde poderiam esperar por resgate era pelo rio que ladeia a cidade, e prosseguem para um cais próximo. Os sobreviventes conseguem estabelecer contato com um casal, donos de uma embarcação de pesca, que consegue chegar até eles enquanto o grupo enfrenta inúmeros infectados ferozes. Já a bordo do pequeno barco, os amigos tentam descansar enquanto descem pelo rio em direção a próxima cidade. Porém, quando chegam à Newburg, avistam nas margens uma numerosa horda de infectados, todos chocantemente ardendo entre chamas e perdidos em êxtase fanático.
Procurando abrigo em uma grande estufa, seu descanso é interrompido quando um avião militar passa, levando os sobreviventes a viajarem através do distrito industrial da cidade para o Aeroporto Internacional Metro. Ao chegarem no local o grupo fica chocado ao ver que, em uma tentativa de conter a infecção, os militares bombardearam o aeroporto e a pista, porém, a pista está em grande parte intacta, permitindo que os sobreviventes abasteçam e fujam em um avião C-130.
Apesar deste aparente resgate, os sobreviventes, mais uma vez se encontram sozinhos na periferia da Floresta Nacional de Allegheny. Após caminharem por uma série de trilhos de trem através da área, o grupo encontram um posto militar em funcionamento, mas o abandonam. Depois de responder a uma transmissão de rádio, os sobreviventes mais uma vez batalham contra hordas de infectados, antes de um APC militar chega para transportá-los para uma Zona de Segurança localizada a Nordeste, supostamente o único local na área que ainda não foi invadido por infectados.
Depois, em vez de serem levado para a Zona de Segurança Echo, os sobreviventes são levados para uma base militar em Millhaven com ordens de capturar o teste "Tango Mikes" que é como os militares se refere a eles. Eles são informados de que são portadores do vírus e, embora sem sintomas físicos, eles ainda podem infectar outras pessoas. Um alarme soa por um tenente e os sobreviventes são guiados por um comboio de militares que os ajudam a fugir útil. Seus novos amigos são, infelizmente, deixados para morrer por um sobrevivente mais velho que recusa-se a comprometer os seus companheiros sobreviventes, deixando-lhes a deriva.
Os sobrevivente pegam um trem, que tempos depois pára em RayfordGeorgia, uma cidade situada não muito longe de Atlanta. Suas disputas são postas de lado por enquanto, o grupo começa à procurar por um barco para levá-los para Florida Keys, onde acreditam que não estár infectado. A jornada os leva a um veleiro bloqueado por uma ponte levadiça. Os sobreviventes tem trabalho para colocar a ponte levantada para que eles possam aguardar a horda, em seguida, descer, pegar o barco e ir embora, no entanto, os geradores de elevação da ponte param de funcionar a meio caminho do topo. O mais velho dos sobreviventes decide então se arriscar para salvar os outros companheiros e levá-los de forma segura. Ele pula da ponte e volta para o gerador para reinicia-lo, mas antes que ele possa voltar ao barco, é atacado por três Tanks e mortalmente ferido.
Para se certificar de seu sacrifício não foi em vão, os três sobreviventes partem para Florida Keys, mas só depois de ajudar outros quatro sobreviventes, baixando a ponte para deixá-los em seu caminho de Nova Orleans.[carece de fontes]

[editar]Jogabilidade

[editar]Definições e níveis

São quatro cenários e, em cada, cinco mapas ou "atos" no primeiro lançamento de Left 4 Dead.[5] Esses cenários variam de áreas urbanas à áreas indústrias e rurais, contando com plantações de milho, hospitais, aeroportos, e até mesmo em uma reserva florestal úmida e sombria. Os quatro jogadores terão o controle dos quatro personagens principais do jogo, "Os Sobreviventes". Estes irão passar pelos níveis lutando contra os infectados, que se tratam apenas de humanos infectados com uma fórmula mutante. O objetivo dos quatro atos de cada cenário é fugir de abrigo em abrigo, indicado por grafites na parede e uma porta de incêndio vermelha, onde o jogo poderá ser salvo e para aqueles que morrerem voltar ao ponto de partida.[6] O quinto ato será resistir a uma grande horda de infectados até aparecer um meio de escape possível, podendo ser um carro, tal como um helicóptero e etc.[5] Cada cenário durará entre 45 e 75 minutos.[carece de fontes]

[editar]Dano, mortes e checkPoints

Os sobreviventes não morrerão instantaneamente devido ao dano, eles cairão primeiro, mas poderão continuar atirando (apénas com as armas secundárias) com suas armas até que sejam ajudados por outro sobrevivente; caso contrário sangrarão até morrerem. Os sobreviventes podem cair num máximo de três vezes, depois de cada morte. O movimento e a velocidade são afetados pelos ferimentos e ao prolongar das dores que faz com que os feridos caiam até que seja administrado curativo ou tomando medicamentos para as dores. Os pontos de partida, "checkpoints", ajudam fazendo-o renascer perto de onde se morreu. Sempre que um sobrevivente atingir um checkpoint os outros irão aparecer por perto ou, no pior dos casos, em armadilhas. Em Left 4 Dead a tradicional opção de "friendly fire" não poderá ser desativada. Mas, quanto menos vida um membro de equipe tiver, menor será o dano causado pelo "fogo amigo".

[editar]Jogando com os infectados

Quatro jogadores adicionais podem controlar as evoluções dos infectados, cada uma com habilidades únicas, podendo jogar junto com os infectados comuns controlados pela inteligência artificial. Apenas um Boomer, um Smoker e dois Hunters são permitidos de cada vez, os jogadores terão de escolher o infectado e esperar até que ele renasça. Os jogadores poderão controlar também o Tank , mas só estará disponível algumas vezes durante cada cenário e com um determinado limite de tempo. Um alerta especial será dado aos jogadores quando a opção de escolher o Tank estiver disponível. Os zumbis têm a habilidade de ver os sobreviventes através de paredes até uma certa distância, quando algum sobrevivente estiver correndo, com a lanterna ligada ou falando poderá atrair a atenção deles. Os zumbis podem também enxergar no escuro, ao contrário dos sobreviventes que dependem da lanterna. Se o jogador escolher jogar como infectado e morrer, levará mais ou menos 20 segundos para retornar ao jogo. O jogador pode escolher o lugar onde "renascerá". Através dos níveis, apenas os infectados conseguem ver certos símbolos específicos para escalar edifícios, muros, cercas, colunas, etc. Estes edifícios podem ser usados pelos infectados para criar emboscadas, especialmente devido à sua imunidade quanto a quedas.[5]. A Witch não é permitida ser controlada pelos jogadores, sendo denominada pela Valve como "PVD" (Potentially very dangerous).

[editar]Coordenação e comunicação na equipe

Os sobreviventes podem comunicar-se entre si através de comandos automáticos pelos menus rápidos de voz. O jogador acaba fazendo um certo barulho quando executa certas ações como carregar as armas ou usar a luneta. Cerca de 1000 linhas únicas foram gravadas para cada sobrevivente.[5]
A versão para Xbox 360 retirou a opção dos comandos rápidos de voz a favor do uso do HeadSet. Os sobreviventes também podem se verem através das paredes com linhas contornantes fluorescentes para tornar fácil os encontros entre si.

[editar]Xbox: versão de instalação

Existem inúmeras maneiras de jogar Left 4 Dead no Xbox 360. Os utilizadores do Xbox live vão poder utilizar entre cooperação de 2-4 jogadores no modo single e para o estilo death match online cenários do tipo 2-8 jogadores. O jogo suporta também split screen e system link features. Utilizadores do Xbox sem o Xbox Live podem também jogar em cenários ou o multiplayer death match.[7]

[editar]Inteligência Artificial

IA de Left 4 Dead permite que o jogo seja jogado por pouco menos de quatro jogadores, tornando outros sobreviventes em NPC's, bots que irão seguir os outros sobreviventes controlados pelos jogadores. Os zumbies-mutantes irão também ser jogados pela inteligência artificial, se tiverem menos de quatro jogadores na equipa infectada. A IA de Left 4 Dead é aclamada por ser a mais convincente para que o jogador não distingua o bots do jogador real, dando a parecer um jogo completamente cooperativo entre rede.[8]

[editar]O director

A IA tem uma característica bastante importante no seu sistema dinâmico de drama, tornando-o fácil e difícil é chamado "o director". Em vez spawn points fixos para os inimigos e aliados, a IA director coloca-os aleatoriamente em diferentes posições, criando uma nova experiência em cada round, que permitirá também balançar os momentos de acção e de intensa calma.[5] Quando a IA Director sentir que os jogadores estão a enfrentar períodos lutas particularmente intensas ela vai descer o grau de dificuldade e depois de uma luta de acção suficiente o director irá mandar mais inimigos para aumentar o drama outra vez.

[editar]Sistema de privilégios

Left 4 Dead inclui também no Steam um sistema de arquivos, que gravará as proezas dos jogadores, realizações e feitos. Haverá também diferentes privilégios para ambas "equipes" de jogo:

[editar]Os sobreviventes

Os sobreviventes receberão méritos na conclusão de cada cenário por acabar o cenário sem utilizar curativos, itens ou até mesmo a lanterna, ajudarem-se uns aos outros quando estão em apuros ou ajudarem particularmente a salvar um membro de equipa de uma emboscada.
Os sobreviventes perdem méritos por cometerem erros de jogabilidade interna, tais como disparar num membro de equipe, matar um boomer perto dum aliado, andarem a fazer friendly fire propositadamente causando a morte instantânea do membro de equipe sem dar descanso aos restantes membros de equipe.

[editar]Os infectados

Os infectados receberão méritos na conclusão de cada cenário por acabar o mapa matando maior número de sobreviventes possíveis através das suas habilidades especiais ou por realizarem emboscadas em equipe, causando a morte através do susto e pânico.
Os infectados perdem méritos por afetarem os próprios membros de equipe, ou matando-os ou por andarem sempre a provocar dano-aliado ou propositadamente ajudarem os sobreviventes a ganhar.

[editar]Os sobreviventes

Existem quatro jogadores humanos no jogo, em que cada um é diferente e têm aparências diferentes para tornar fácil uma rapida identificação de cada um. Cada jogador é atribuído aleatoriamente a uma personagem quando se juntam a um server e cada jogador tem as mesmas habilidades e pode usar as mesmas armas.[5]
  • Louis
Um personagem marcante por conversar bastante durante o jogo e esta sempre disposto a ajudar no que for possível. Antes da infecção trabalhava como vendedor de peças eletrônicas.
  • Francis
Um motociclista coberto de tatuagens com personalidade forte e sempre disposto a defender os companheiros.
Filha adolescente de uma família rica. A dubladora de Zoey é a artista Alésia Glidewell, a personagem "Chell" do jogo Portal também da Valve.[9][10]
  • Bill
Um veterano da Guerra do Vietnã com habilidades de combate que o ajudaram a manter-se vivo, é também o mais velho dos sobreviventes. Em Left 4 Dead 2, ele é morto na campanha "The Passing"
Ao todo são apenas quatro personagens jogáveis, que vão aparecendo enquanto passas a campanha com o objectivo de te ajudarem a escapar. Este jogo é de cooperação e está programado de forma a que só se consiga jogar em equipa favorecendo a oportunidade de sobrevivência, de ambas equipas.

[editar]Armas

As armas principais no Left 4 Dead estão divididas em dois tiers. O primeiro está disponível para todos quando o cenário começa. As armas no segundo tier podem ser encontradas ao longo do mapa e no final do cenário, logo antes da luta final. Quando em perigo, todas as armas, até mesmo os pacotes médicos podem ser usadas para "empurrar" os adversários em combate de curta distância. Estes empurrões de armas fazem danos minoritários mas podem matar com um toque desde que seja executado quando um infectado se encontra desprevenido ou a atacar um sobrevivente. As armas foram feitas para se assemelhar aquelas do Counter Strike: Source, mas com um recoil melhorado.
Armas Primárias (Primeiro Tier)
Cada sobrevivente tem a escolha de começar com uma de cada arma, mas eles podem trocar ou apanhar munições nos checkpoints.
  • Pump ShotGun - Faz danos pesados a um ou mais inimigos de uma só vez. Suporta até 8balas de chumbo e pode-se usar em re-load sem ter que estar complemente re-carregada.
  • Uzi - Faz danos leves e progressivos. Suporta cerca de 50 cartuchos e tem boa exactidão em disparo de média distância.
Armas Primárias (Segundo Tier)
Cada sobrevivente tem a possibilidade de poder trocar as armas do seu primeiro tier por umas do segundo a partir do novo checkpoint.
  • M16 Rifle - No jogo pode ser vista como a mais poderosa e mais exata.
  • Ruger Mini-14 esta rifle semi-automática é extremamente poderosa, possuindo uma mira-telescópica que lhe garante a melhor exactidão possível, sendo ainda suavemente boa sem necessitar obrigatoriamente da mira activada.
  • Benelli M4 Super 90 - Shotgun semi-automática que no jogo pode ser vista como a versão mais poderosa a seguir da shotgun normal, não requerendo de uma boa limpeza a fundo após cada disparo.
Armas Secundárias
Cada sobrevivente começa com uma arma de mão, e eles podem re-trocar nos checkpoint's.
  • Pistolas - aparentemente Colt M1911 calibre .45, são usadas principalmente como armas da sustentação ou de emergência. Se uma segunda pistola de mão for encontrada, podem ser usadas fazendo duplo-dual-wielded (Pistolas Duplas). Quando um sobrevivente é abatido a única arma que o pode salvar é a de mão, mas a exactidão é extremamente diminuída neste estado como é de esperar. Nas novas antevisões do jogo, verificou-se que as pistolas têm re-carregamentos infinitos, após o gasto de 15 munições.
Armas Terciárias
Cada sobrevivente tem à escolha um Cocktail Molotov ou uma Pipe Bomb.
  • Cocktail Molotov - Queima tudo o que atinge, parecendo criar tochas de fogo na superfície e mata grande parte dos zumbis que entram em contacto com o fogo.
  • Pipe Bomb - extremamente poderosa e perigosa devido ao tamanho da explosão e de ser capaz de aniquilar todos por perto, alem de emitir um bipe que chama a atenção de todos os zumbis por perto.
  • Outras Armas
Durante certas fases do jogo a equipe terá á disposição uma metralhadora. Onde normalmente você encontra nas partes onde tem hordas de zumbis ou Tanks.

[editar]Os infectados

Os zumbis de Left 4 Dead são basicamente os rivais dos humanos, e eles são por parte inspirados pelas hordas do filme Extermínio de2002,[11] com aspectos especiais, associados às do filme Night of the Living Dead e Half-Life, são rápidos, podem saltar objetos, subir e pular muros criando um tipo de inimigo formidável. Eles vão eventualmente acabar por morrer quando muito baleados pelos jogadores, significando que eles podem também recuparerem-se de um tiro boa facilidade. Em pequenas quantidades como 5 ou 7 são faceis de se eliminar mas em grande número são difíceis de controlar. Além disto, existem cinco bosses mutantes cada um com a sua habilidade especial que são bem mais poderosos que a horda normal:
  • Boomer
Um zumbi obeso enorme e mutante que consegue projetar um jato vomito contra os sobreviventes, cegando-os podendo ainda atiçar a horda de zombis das redondezas para os matar. Quando os Boomers morrem eles explodem catastroficamente, libertando um enorme monte de dor (gore) e líquido (víscera), isto também atrairá NPC's infectados e humanos para a área. Os Boomer's são como bombas podem-se mandar dos prédios atingindo o grupo de sobreviventes, e uma vez que isso acontece impactam nas ruas, "estalando" e explodindo como explicado acima, esta habilidade pode servir como método eficaz para as emboscadas dos sobreviventes. Com as novas mudanças na jogabilidade, o Boomer já não provocará dano quando detonado por qualquer arma de fogo ou por se mandar dos prédios, mas conseguirá atrair numerosas hordas áqueles sobreviventes menos cooperativos.
  • Hunter
Um zumbi ágil que consegue escalar paredes e dar grandes saltos para os telhados, similiar aos Zombis do filme Extermínio e Half-Life 2'sFast Zombie. Se o Hunter se baixar por um certo tempo, uma barra energética será preenchido e poderá significar a melhor altura para usar o seu ataque mais poderoso (isto foi escolhido em vez de se tornar invisível uma vez que quando agarrado á parede perde a sua mobilidade o que lhe tira uso do seu poder, tornando-se invisível, e depois saltando). Pode saltar para cima de um sobrevivente, trazendo-o ao chão e golpeando-o com as unhas, rendendo a víctima mais fraca e menos poderosa até ser morto por um membro da equipa adversária ou retirado de série. É extremamente fraco, só consegue suster armas de fogo leves, e é o único que se consegue curar lentamente.
  • Smoker
Um zumbi com uma grande língua-chicote que consegue agarrar um sobrevivente a longa distância. A sua habilidade especial é estrangular os sobreviventes, com a sua língua orgânica, quando se encontra nos telhados. Similar ao Barnacle da série Half-Life's, ou Resident Evil'sLicker. Quando em perigo, pode deixar uma densa fumaça preta, distorcendo a visão dos sobreviventes.
  • Tank
Um enorme zumbi musculado capaz de atirar enormes objetos tais como carros ou itens concretos do mapa. A sua velocidade é lenta devido ao seu peso e força. Para prevenir o tank de parar ou andar longe dos sobreviventes um temporizador aparecerá e quando ficar preenchido, o tank tornar-se-á incontrolável e passará a fazer tremores de terra, saltando e até mesmo atirando coisas tornando assim mais vulnerável para os sobreviventes o localizarem. O Tank é o mais resistente de todos os bosses e consegue aguentar-se bem durante os tiroteios provocando imensos danos.
  • Witch
A única zumbi mutante que não está disponível aos jogadores reais de a controlarem. São passivas até serem descobertas, e reagem mal á hostilidade, luz directa, contacto físico, e tiros na vizinhança. Pode incapacitar (até mesmo matar, no modo Expert/Realism) um jogador com um só golpe! Tem aspecto de um zombie regular, e pode ser ouvida a chorar para dar chance de os jogadores a atacarem ou fugirem. No modo versus existem zombies controlados por jogadores que dão socos na Witch sabendo que tem um sobrevivente que vai ter que passar por onde a Witch estiver, pois dão socos para ela se levantar com raiva, olhando os lados, esse sobrevivente é visto pela Witch, qual ela vai querer atacar.

[editar]Gráficos

[editar]Motor Source

"Em complemento dos novos dados, características e estatísticas, nós estamos também a trabalhar para que a valve inclua suporte de processadores multi-core. Nós adicionamos animação baseada-em-physics no Source para coisas tais como o Boomer cheio de sangue na sua barriga mórbida e flexível, cabelo flexível ao movimento natural e partes flexíveis do vestuário. Nós também estamos a trabalhar com um sistema novo de partículas que vem para o source fazer efeitos realçados. E isto é apenas o que vem para o primeiro lançamento." - Valve's Michael Booth.
Left 4 Dead tira vantagem do suporte multicore de várias maneiras (não só apenas do sistema de partículas). O novo "Extenso HDR", alta precisão mais os pontos de flutuação calculados usados nas placas gráficas de ultima geração também estarão disponíveis em Left 4 Dead.[12]

[editar]GUI

[editar]HUD

HUD do jogo permite aos jogadores verem quanta vida têm, munições, e equipamento que lhes falta. Os jogadores poderão também ver o nome dos jogadores de equipa, a imagem do jogador, a quantidade de vida, equipamento de cada, e quando eles se encontram em perigo, afogar, ou a morrer.

[editar]Consciência

O jogo mostra características de corpo que fará possível a visualização do seu próprio corpo quando olham para baixo, coisa que no departamento anterior da valve não se permitia colocar em possibilidade nos jogos, apenas viam o chão, mas no Left 4 Dead poderás ver pouco mais que as pernas e outras partes tais como os braços e ancas.[13]

Nenhum comentário:

Postar um comentário